A função de uma talha elétrica é elevar cargas pesadas ou de difícil locomoção, garantindo mais segurança e praticidade ao usuário. Uma talha elétrica, como o próprio nome já diz, é um equipamento movido à eletricidade usado para levantar, abaixar, e mover objetos de difícil locomoção. Uma talha elétrica pode realizar movimentos verticais e até mesmo realizar movimentos de translação se acoplada a um trolley.
Uma talha agiliza facilita o trabalho evitando transtornos como lesões e acidentes para aqueles que necessitem levantar objetos pesados. É principalmente usada para cargas que comumente seria impossível elevar por um humano sem auxílio.
Você pode encontra-las em uso em diversas áreas como, na construção civil, em depósitos, oficinas, garagens de manutenção de autos, estaleiros e embarcações de grande porte, claro que existem muitas outras atribuições para o seu vasto uso, como levantar troncos de árvores grandes, baixar um lustre para manutenção e muito mais.

Como funciona uma talha elétrica

Primeiro é necessário dizer, que a talha deve ser presa a uma estrutura, como um portal móvel, um guindaste ou viga de aço presa com firmeza.

Depois, a talha pode ser abaixada perto do item que será levantado, que é então, fixado na carga, se necessário, uma corrente ou suspensório podem ser usados, encontrando-se próximo ao centro de gravidade do objeto, o que assegura uma suspensão equilibrada e resistente. O sling (suspensório) é ligado ao gancho da talha e então o item está pronto para ser levantado lentamente, até que se tenha certeza de sua estabilidade.

Em algumas talhas elétricas, o limite de sobrecarga é operado mecanicamente com um interruptor. Talhas mais modernas têm interruptores de segurança que cortam automaticamente a energia, se houver algum problema com o sistema.

Porque Usar uma Talha Elétrica?

Entre muitas razões para usar uma talha elétrica, a principal é a segurança, são notórios os problemas de segurança do trabalho decorrentes da elevação ou movimentação de objetos pesados ou até leves, por isso, podemos reduzir consideravelmente o risco de acidentes e lesões usando uma talha elétrica, devido o fato de que é o sistema elevatório faz todo o esforço.

Não podemos esquecer das vantagens de eficiência no que se refere aos custos. Talhas elétricas são economicamente eficientes, conseguem sustentar objetos que normalmente precisariam de 4 ou mais homens para levantar, reduzindo a mão de obra e evitando acidentes.

Os problemas que podem ocorrer com uma talha, são facilmente reparados. Se prestarmos os devidos cuidados de manutenção, periodicamente a cada 6 e 12 meses, a vida útil da talha elétrica pode ser muito extensa, procure realizar inspeções conduzidas por um engenheiro qualificado para garantir sua segurança na hora da utilização.

O que é uma Ponte Rolante

São equipamentos projetados para atender as mais variadas especificações e contribuem para a otimização dos espaços e agilidade dos processos de elevação e movimentação de cargas. O equipamento é composto por três itens: viga, cabeceira e talha. Garantindo assim praticidade no manuseio de cargas, são construídas adotando as mais modernas técnicas e aplicações das normas vigentes.

Os Diferenciais

A Hovam realiza seus projetos e os cálculos técnicos baseados nas normas regulamentadoras, trazendo assim confiabilidade para o seu negócio. Conheça nossos diferenciais:

  • Checklist de projetos
  • Regulamentação pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
  • NR 11 – Norma Regulamentadora
  • NR 10 – Segurança em Instalação Elétricas
  • NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
  • Estruturas metálicas feitas em aço ASTM – A36
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica de Obras e Serviços) registrada por profissionais legalmente habilitados no CREA.
  • Fabricação personalizada
  • Assistência técnica em todo território nacional
  • Equipamento de alto desempenho
  • Grande estoque de peças para reposição

fonte: extraído de talhaseletricas