Se você trabalha com construção civil provavelmente já ouviu falar ou até mesmo manuseou um motovibrador.

Contudo, se ainda não sabe qual a sua utilidade continue a leitura do post de hoje!

O que é o motovibrador?

Em suma, o motovibrador é um tipo de motor muito usado em máquinas vibratórias diversas. Ele é composto por motor trifásico, assíncrono e por massas inerciais (contra-pesos), e pode ser regulado devido a sua excentricidade por meio do posicionamento entre si.

Como toda a composição do equipamento se encontra em um sistema fechado, podemos dizer que ele é bastante resistente aos vapores e materiais que possam estar presentes no ar e resistentes a jatos de água.

Em quais serviços se utiliza o motovibrador?

O motovibrador é indicado, principalmente, para transmitir vibrações no concreto ainda fresco, eliminando possíveis espaços vazios.

Esse equipamento possui os suportes dos mancais de rolamento feitos de ferro fundido, por isso são mais resistentes e dissipam melhor os impactos vibratórios.

Nas duas extremidades do rotor são montadas as massas inerciais. Elas podem ser posicionadas de modo que o impacto vibratório seja ajustado em uma escala que vai de zero a cem por cento.

Máquinas em que se pode utilizar o motovibrador

De modo geral, o motovibrador pode ser utilizado para acionamento em equipamentos vibratórios, como peneiras, elevadores verticais, alimentadores, transportadores e compactadores.

No entanto, ele também pode ser usado para o descarregamento de materiais de silos e moegas.

Na hora de escolher o equipamento mais adequado, é necessário saber onde ele será aplicado para evitar danos e a diminuição da produtividade da máquina.

Algumas de suas propriedades que fazem com que ele esteja presente em muitas máquinas e equipamentos são:

  • Alta capacidade para acionamento e vibrações de máquinas vibratórias;
  • Podem ser facilmente regulados, daí a utilização em diferentes máquinas e processos;
  • O impacto das vibrações no motovibrador é bastante amenizado, dessa maneira, não ocorre nenhum tipo de dano ao produto.

QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? ACOMPANHE NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO!

texto extraído de: locadoraequiloc