Diante de uma globalização desenfreada, empresas que buscam e aderem as novas tecnologias do mercado saem na frente em produção e lucro independentemente de seu porte ou nível de atuação. 

De acordo com Sales (2021), o que vem tornando a tecnologia algo tão necessário e interessante está diretamente relacionado a capacidade de otimização das máquinas e equipamentos industriais, elevando seus níveis de produtividade e reduzindo os custos envolvidos no seu funcionamento. 

A seguir aprenda o que são os motores elétricos, qual escolher para seu negócio e seu nível de eficiência em relação a produtividade. Continue a leitura!

O QUE SÃO MOTORES ELÉTRICOS? 

Os motores elétricos foram criados a fim de auxiliar nas operações manuais antes defendidas pela indústria. Após a revolução industrial, as máquinas e motores passaram a desempenhar papéis ainda mais eficientes nas empresas, dispensando o uso do trabalho braçal. 

Os motores elétricos são equipamentos desenvolvidos com a finalidade de converter energia elétrica em energia mecânica, de modo que ela possa ser utilizada para a operação de diversos equipamentos, como máquinas, carros e turbinas.

Existem ainda os motores a combustão; por sua vez, estes funcionam de maneira diferente. Para que os motores a combustão operem é necessário que algum tipo de combustível seja queimado. Apesar de ainda serem muito utilizados pela indústria, acredita-se que futuramente este tipo de motor deixará de ser aplicado por conta dos malefícios tragos ao meio ambiente com a queima de combustíveis. 

 

QUAL MOTOR ESCOLHER PARA MEU NEGÓCIO? 

Não existe uma regra para essa questão. Especialistas explicam que a funcionalidade da indústria e seu ritmo podem ditar qual será o motor elétrico mais adequado as operações.  Antes de optar por um tipo de motor vamos conhecer quais são os mais comuns? 

 
Motor elétrico com corrente continua

Esse tipo de dispositivo retira a energia elétrica de baterias. Como essa corrente não se alterna por conta própria, o processo de inversão é feito por uma peça conhecida como comutador, que deve ser instalada dentro do eletroímã. Cabe ao comutador a tarefa de inverter a corrente de modo que o processo de repulsão dos polos não seja interrompido (Sales (2021).

 
Motor elétrico com corrente alternada 

O motor elétrico com corrente alternada é o tipo mais utilizado. Isso ocorre porque a corrente alternada naturalmente inverte a variação de seu fluxo várias vezes por segundo, que recebe a unidade Hertz (Hz). Isso impede que a repulsão de polos tão necessária para o funcionamento do dispositivo seja interrompida. Por ser amplamente utilizado, esse tipo de motor tem uma série de funções. Suas aplicações se estendem desde girar as hélices de um ventilador até possibilitar o funcionamento de máquinas avançadas e de alta precisão (Sales (2021).

 

A EFICIêNCIA DOS MOTORES ELÉTRICOS

Os motores elétricos são importantes para o avanço da tecnologia e das operações industriais. Ele juntamente com outras tecnologias favoreceram a globalização e a politica de desenvolvimento social através de eficiência e confiabilidade. Além disso, esses equipamentos favorecem o meio ambiente com o uso de energia mais limpa e econômica. 

Outra vantagem prática dos motores elétricos diz respeito a sua forma de funcionamento. Por serem equipamentos que geram energia cinética por magnetismo, sua entrega de força é imediata e silenciosa, ao contrário do motor a combustão mencionado anteriormente, que depende da absorção da energia gerada pela explosão que acontece com uso do combustível. 

Curtiu esse artigo? Não deixe de acompanhar nosso blog! Leia mais AQUI 

image: mundo conectado

parte deste conteúdo foi extraido de: acoplastbrasil