Alguns modelos de motobomba precisam passar por manutenções periodicamente. E quando estão expostas à condições severas de uso, o que independe do modelo, devem obrigatoriamente passar por uma análise preventiva. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

O uso constante e fora do padrão de uma motobomba pode apresentar problemas que geram incômodo e prejuízo, como vazamentos, barulho alto, mau cheiro e até mesmo falta d’água. Desta forma, a manutenção preventiva tem como finalidade realizar ações de inspeção periódica a fim de verificar as condições da motobomba em relação à temperatura, à lubrificação, ao desgaste e a outros aspectos, de modo a definir ações relevantes para evitar problemas futuros.

A manutenção corretiva é a responsável pela correção da estrutura da motobomba através de ações como a substituição de peças danificadas, tornando o equipamento adequado à utilização e que atende às necessidades do contexto no qual ele é aplicado.

Caso se ignore a manutenção alguns problemas podem surgir, tais como:

Aumento no consumo de energia: a motobomba que não passa por revisão encontra mais dificuldade para realizar a sua principal função, bombear água. Isso afeta diretamente na conta de energia, pois o seu processo normal irá demorar mais do que o esperado.

Redução na capacidade: quando a bomba não passa por manutenção regular ela não alcança seus níveis ideias de pressão e vazão. Assim o equipamento não vai conseguir transportar água em longas distâncias, nem ter força vertical para recalcar a água.

Perda total: sem revisões regulares a motobomba pode ser perdida por completo, ou gerar um grande prejuízo na troca de peças.

Quando se deve fazer a manutenção das motobombas?

Dependendo do tipo de bomba e para que ela é destinada, o prazo pode ser curto ou longo. Abaixo, veja os períodos adequados para cada função:

Drenar ou esgotar águas pluviais: serve para sugar a água da chuva que alaga estacionamentos subterrâneos, por exemplo. Assim, além do líquido, pequenos detritos passam pela estrutura da bomba, o recomendado é que todos os meses seja realizada uma verificação.

Piscinas: essa motobomba trabalha durante horas, e a parte mais afetada de máquinas é o rolamento do motor que precisa ser trocado a cada 2 anos.

Encher caixa d’água: dos formatos mais comuns, se esta bomba de água é utilizada para encher reservatórios de condomínios verticais, deve ser revisada todos os meses.

Combate a incêndio: este é um sistema que ninguém deseja ter necessidade em usar, mas se precisar, a bomba de água não pode falhar. Se o imóvel/estabelecimento tem regras de segurança estabelecidas, deve se respeitar o que os técnicos definiram. A princípio, recomenda-se pelo menos 1 vez no semestre é necessário realizar uma manutenção no equipamento.

Fontes e chafariz: essas praticamente não param de trabalhar, e por isto, antes de tudo, todos os meses devem ser revisadas.

Para empresas a principal dica é criar um plano de manutenção, unindo um calendário e algumas orientações para troca ou recondicionamento de peças, como o rolamento do motor, por exemplo.

Beneficios de realizar as revisões das motobombas

Aumento da vida útil:
Realizar as revisões periódicas garantem um aumento da vida útil considerável. Espera-se, normalmente, que a bomba trabalhe até 10 anos. Todavia, com as manutenções esse prazo será garantido, e pode ser ultrapassado.

Diminuir custos:
Com as revisões regulares você evita que a motobomba quebre e gere mais custos. Além disso, é possível, inclusive, programar a troca de determinados componentes e assim prever qualquer gasto.

Não compromete a parte elétrica:
Uma motobomba sem manutenção pode ter uma pane elétrica e comprometer a rede interna do imóvel.

Diminuição das falhas:
A manutenção preventiva é ainda benéfica em relação à diminuição das falhas. Visto que, os equipamentos que sofrem manutenção prévia tendem a apresentar uma queda de problemas que chega a alcançar entre 50 e 60%.

Então, aprendemos aqui que a manutenção de motobombas pode ser tanto de caráter preventivo, quanto de caráter corretivo, cada um apresentando suas particularidades.

Para evitar que sua motobomba prejudique suas instalações o ideal é fazer seu conserto com a equipe BOZZI.  Afinal, sua segurança deve ser levada a sério e mantida em constante supervisão. Não deixe de entrar em contato  direto com nossa equipe e realize um orçamento!

IMAGE: paulistanabombas

FONTE: kseambiental