Como sabemos, a indústria contém diversas peças e máquinas muito importantes para determinados tipos de tarefas. Cada ramo industrial, portanto, acaba tendo ferramentas diferentes. Um dos maquinários que é bastante utilizado e muito importante para diversos setores são as bombas industriais.
Seu objetivo é realizar uma conexão entre alguns locais, bombeando elementos e fluidos e transferindo-os para onde é necessário.
Assim, o trabalho mecânico é transformado em energia. Elas podem atuar com resíduos líquidos, como a bomba d água, ou até mesmo com elementos sólidos ou gasosos.
Para entendermos um pouco melhor sobre as bombas industriais (também chamadas de motobomba), vamos falar sobre quatro tipos desse equipamento. São elas:
- Bomba centrífuga;
- Bomba de engrenagem;
- Bomba pneumática;
- Bomba de deslocamento positivo.
1. Bomba centrífuga
A bomba centrífuga preço tem o objetivo de transportar os fluidos, utilizando energia cinética, de um ponto à outro.
Normalmente, ela contém um motor elétrico que a permite funcionar. Ela é muito usada para a sucção de elementos, como esgoto, água e petróleo. Aspiradores de pó são um exemplo de máquina que utilizam bombas ventiladores centrífugos.
Inclusive, existe mais de um tipo de bomba centrífuga. A bomba centrífuga monoestágio, por exemplo, utiliza apenas um rotor de funcionamento. Ela é aplicada em locais que não necessitam de muita energia, ou seja, precisam de menos pressão.
Caso contrário, é trocada pela bomba multiestágios. Quanto mais energia (mais pressão) é necessária, mais rotores são aplicados.
As bombas podem ser verticais ou horizontais. No caso da bomba centrífuga horizontal, a energia fornecida se transforma em energia hidráulica.
Isso faz com que o líquido se eleve na altura desejada. Assim, esse tipo de bomba é escolhida quando precisa-se de grandes vazões em alturas médias ou pequenas.
2. Bombas de engrenagem
A bomba de engrenagem também tem a característica de transformar energia elétrica em energia hidráulica. Assim, ela possui duas engrenagens que servem para o bombeamento e a transferência de elementos líquidos.
Sua pressão é muito alta, o que faz com que o deslocamento de líquido por minuto seja, também, em alta quantidade.
Um dos setores que utiliza bastante esse tipo de bomba é o industrial agrícola. Mas, dependendo da forma como for aplicada, é necessário que a bomba seja específica para determinada atividade. Por isso, as bombas de engrenagem também se dividem em tipos, como:
- Bomba de engrenagem interna;
- Bomba de engrenagem externa;
- Bomba rotativa.
A primeira é bastante resistente, podendo trabalhar com diversos tipos de líquidos, inclusive os corrosivos. A segunda é mais barata, porém menos resistente. A terceira faz com que o líquido entre dentro da bomba e, assim, transporta-o para a descarga.
3. Bombas pneumáticas
As bombas pneumáticas são aplicadas, principalmente, em locais de difícil bombeamento, como transferência de tintas, lubrificação e materiais químicos. Ela é dividida em parte de coletores e de bombeamento e parte de ar comprimido. É o ar comprimido que realiza a pressão necessária para o funcionamento da ferramenta.
Isso faz com que o fluido saia por meio dos coletores. Após isso, o bombeamento é realizado, fazendo a sucção do elemento.
Esse tipo de bomba também é chamado de “duplo diafragma”, por seu funcionamento remeter à forma com que o órgão funciona.
4. Bomba de deslocamento positivo
Por fim, temos a bomba de deslocamento positivo. Também chamada de bomba volumétrica, ela atua deslocando uma quantidade fixa de fluido para a saída, independente da pressão realizada.
A única exceção é quando há líquidos mais viscosos. Isso faz com que se diminua ao menos 10% da vazão.
Diferente das bombas pneumáticas, a de descolamento positivo não permite recirculação interna. Ou seja, o fluido é sempre transmitido para a saída.
Por serem utilizadas com altas pressões, são indicadas para o bombeamento de fluidos e líquidos mais espessos.
As bombas de pistão são um tipo de bomba volumétrica.
Manutenção de bombas
Dependendo do tipo de serviço que é realizado na indústria, o serviço das bombas é essencial. Mas, para que elas funcionem de maneira correta, é preciso que passem por manutenções preventivas.
Assim como outros tipos de máquinas e ferramentas, as manutenções das bombas também precisam ser periódicas.
Isso evita qualquer tipo de problema mais grave, como quebras e a necessidade de pausar o trabalho. Por conta disso, a manutenção é um tipo de trabalho que é considerado um investimento, sendo fundamental para a indústria como um todo.
FONTE: maestro