Os motores elétricos são itens fundamentais no processo industrial e para que o fluxo de produção corra bem é necessário que as manutenções estejam em dia, evitando um alto gasto com reparos ou uma parada de máquina inesperada.

Para isso, o serviço de manutenção preventiva de motores elétricos tem justamente esse objetivo de se antecipar em relação a qualquer imprevisto que possa ocorrer em um certo período de uso.

Uma vantagem de realizar a manutenção preventiva é o bom custo-benefício, pois não impacta tanto no planejamento financeiro da empresa e proporciona menos problemas quando comparado a manutenções corretivas.

JHM Motores Elétricos é uma empresa que atua há mais de 26 anos na manutenção de motores elétricos no polo industrial do Estado de São Paulo e é especializada em realizar manutenção preventiva para diversas empresas. Por ter muita expertise nesse mercado, a JHM traz três passos fundamentais na execução da manutenção preventiva. Confira!

  1. Lubrificação

Manter a lubrificação em dia por meio da manutenção preventiva vai evitar futuros problemas em rolamentos e peças

  1. Calibração

Quando algumas peças são substituídas em uma manutenção, é importante que seja feita uma calibração para averiguar a frequência na operação, deixando o motor elétrico funcionando a pleno vapor.

  1. Inspeção

A inspeção do motor elétrico deve levar em consideração qual o tipo dele, as aplicações dentro da indústria e as condições de instalação desse maquinário.

É sempre importante identificar também os níveis de ruído, da vibração e o alinhamento, observando os sinais de desgaste do motor elétrico, a fim de mitigar prejuízos.

Dentro desse contexto, vale salientar que a JHM é especializada na manutenção de motores elétricos WEG e de outras marcas, além de contar com diversas certificações, como a WEG 5 Estrelas e WEG Atmosferas Explosivas, além da ISO 9001:2015 e ABNT NBR 60079-19:20116.